A TENSÃO PRÉ MENSTRUAL PODE SER CONTROLADA

28 de outubro de 2010

ENDOCRINOLOGIA – NEUROENDOCRINOLOGIA: CLIMATÉRIO ( PERÍODO DE TRANSIÇÃO ENTRE A FASE FÉRTIL E A MENOPAUSA) E MENOPAUSA ( PARADA DA MENSTRUAÇÃO), OBESIDADE, TPM, REPOSIÇÃO HORMONAL, APETITE SEXUAL FEMININA, OSTEOPOROSE.

CLIMATÉRIO E MENOPAUSA – NUTRIÇÃO 

Dra. Henriqueta fala sobre a Menopausa
MENOPAUSA surge exatamente em uma época em que a mulher está susceptível a várias complicações UM PEQUENO % DAS MULHERES PODEM NÃO TER SINTOMAS, MAS TERÃO TODOS OS EFEITOS DESAGRADAVEIS DE FORMA SILENCIOSA , esta é uma das caracteristicas da MENOPAUSA. Dentre os sintomas comuns na  MENOPAUSA BEM COMO O CLIMATERIO QUE ANTECEDEM, estão o nervosismo, depressão, fadiga, instabilidade emocional e desânimo,etc.; que podem fazer com que a mulher busque na alimentação, sobretudo na ingestão de doces e chocolate uma compensação para esse período difícil.

A alimentação adequada interfere de forma positiva na fase de Menopausa, fazendo com que os sintomas desagradáveis da Menopausa sejam menos intensos.

O desejo por açúcar e doces está associado a certas deficiências vitamínicas. 
Recomenda-se que as mulheres complementem sua dieta com magnésio, cromo e vitaminas do complexo B para diminuir o desejo por esses alimentos altamente calóricos durante a menopausa, que apesar de ser uma situação em que diminui os principais hormônios femininos, portanto uma alteração endocrinológica. 

As oscilações hormonais do CLIMATÉRIO E MENOPAUSA, estão associadas á necessidade de açúcar no sangue, assim como as mudanças de humor por deficiência de hormônios naturais da MULHER. Fontes de magnésio: cereais integrais, castanhas, carnes, leite, vegetais verdes e legumes. Fontes de cromo: óleo de milho, mariscos, cereais integrais, carnes e água.     Fontes de vitamina B: carne de porco, gema de ovo, fígado, coração, miúdos presunto, nozes, levedo de cerveja, germe de trigo e peixes. Uma má nutrição pode prolongar a recuperação de doenças e/ou desencadear outras novas, comprometendo o seu bem estar. INFELIZMENTE A MULHER NÃO ACOMPANHA DE FORMA ADEQUADA ESTES DETALHES NO CLIMATÉRIO E NA MENOPAUSA, até porque tem um pouco de resistência ao problema. Alguns cuidados devem ser tomados para não comer demais por descontrole emocional, poderá evoluir para uma situação OBESIDADE CONTROLADA.

Dr João Santos Caio Jr
Endocrinologia - Neuroendocrinologia
CRM: 20611

Dra Henriqueta V.Caio
Endocrinologia - Medicina Interna 
CRM: 28930

Como Saber Mais:
1. A menopausa é a ultima menstruação da mulher...como saber mais.
2. Na menopausa tenho que fazer reposição hormonal...como saber mais.
3. Posso desenvolver diabetes na menopausa...como saber mais.
Referências Bibliográficas:
1.A Modern Approach to the perimenopausal Years
   Robert B. Greenblatt, M.D.
2.Theodore B. Schartz,M.D.,Chief,Medical Service, V.A. Medical Center, Prof. of Medicine         University of Washington.
3.Will G.Rayan,M.D Section of Endocrinology and Metabolism.







Contato:
Fones: (11)5572-4848/ (11) 2371-3337/ ou 98197-4706 TIM
Rua: Estela, 515 – Bloco D -12ºandar - Conj 121/122
Paraiso - São Paulo - SP - Cep 04011-002
e-mails: vanderhaagen@gmail.com

Seguir no Google Buzz