A TENSÃO PRÉ MENSTRUAL PODE SER CONTROLADA

5 de julho de 2011

ENDOCRINOLOGIA - NEUROENDOCRINOLOGIA: NUTRIÇÃO – COLESTEROL:

COMO A ALIMENTAÇÃO PODE AJUDAR A DIMINUIR AS CÂIMBRAS UM TORMENTO QUE SÓ QUEM TEVE PODE DIZER E NÃO É APENAS ATLETAS COM FADIGA MUSCULAR, CLIMATÉRIO, MENOPAUSA, ATIVIDADE FÍSICA VIGOROSA (CÂIMBRA PODE OCORRER DURANTE OU APÓS O ESFORÇO), DESIDRATAÇÃO (ATENÇÃO PARA QUEM USA DIURÉTICOS), ALTERAÇÕES HIDRELETROLÍTICAS  PRINCIPALMENTE DEPLEÇÃO DE CÁLCIO E MAGNÉSIO, GRAVIDEZ (NORMALMENTE SECUNDÁRIO A MAGNÉSIO BAIXO), COMO AUTOPROTEÇÃO APÓS UMA FRATURA ÓSSEA INCLUINDO FRATURA NA OSTEOPOROSE.

Cãimbras são caracterizadas por contrações musculares involuntárias, acompanhadas de fortes dores. Ocorrem principalmente nos braços e pernas. Câimbras são espasmos doloridos que afetam principalmente os músculos das pernas e dos pés. Uma câimbra geralmente desaparece após alguns minutos. No entanto, a massagem e o alongamento podem acelerar a sensação de alívio e certos tipos de alimentos tais como: banana, damasco, nozes, semente de girassol suco de petamo ou de frutas cítricas (laranja, morango, kiwi, limão, abacaxi, tangerina,  mexirica) também ajudam a prevenir a ocorrência de câimbras futuras por serem ricos em potássio, isto a Nutrição pode fazer por você. A cafeína e a nicotina constringem os vasos sanguíneos, diminuindo assim a circulação para os músculos e contribuindo para o aparecimento de cãimbras, as pessoas que têm aumento do colesterol total, aumento do mal colesterol (LDL), aumento de triglicérides, têm um agravamento do problema. Dentre as pessoas com maiores chances de sofrerem de câimbras nas pernas estão os atletas, que queimam suas reservas de glicogênio através da atividade física intensa e perdem potássio e sal através da transpiração excessiva; indivíduos em tratamento para hipertensão, diabetes que estejam tomando medicamentos bloqueadores dos receptores-Beta ou alguns diuréticos, que aumentam a eliminação de potássio; e mulheres nos últimos meses de gravidez, que também eliminam grandes quantidades de potássio na urina. Pessoas acamadas ou que permanecem sentadas por longos períodos de tempo geralmente sofrem de câimbras nas pernas. Algumas pessoas acordam durante a noite com a contração dos músculos da perna; outras sofrem com uma sensação de dor perturbadora, que os médicos denominam de “ Síndrome do Cansaço nas Perna”. 
Alguns remédios que afetam o sistema nervoso central podem causar este problema mulheres no climatério, peri menopausa ou menopausa em casos de fadiga musculares também apresentam esses problemas de câimbras. Em alguns casos, medicamentos podem ajudar ou levantar, mudar de posição pode proporcionar algum alívio. Além das medidas dietéticas, os exercícios físicos regulares para tonificar os músculos e a melhora da circulação é um grande aliado contra as câimbras Acredita-se que a causa básica da câimbra seja uma hiperexcitação dos nervos que estimulam os músculos. Essa normalmente é causada por: atividade física vigorosa (câimbra pode ocorrer durante ou após o esforço), desidratação (atenção para quem usa diuréticos), alterações hidreletrolíticas principalmente depleção de cálcio e magnésio. Gravidez (normalmente secundário a magnésio baixo), como autoproteção após uma fratura óssea, por exemplo. 
Alterações metabólicas como diabetes, hipotireoidismo, alcoolismo, hipoglicemia ou diabetes. Doenças neurológicas com Parkinson, doenças do neurônio motor e doenças primárias dos músculos (miopatias), longos períodos de inatividade, sentado em posição inadequada. Alterações estruturais como pé chato e o genu recurvatum (hiperextensão do joelho). Insuficiência renal em hemodiálise e cirrose hepática.Deficiência de vitamina B1, B5 e B6, Anemia.



Endocrinologista - Neuroendocrinologia
CRM:20611

Endocrinologia - Medicina Interna
CRM:28930

Como Saber Mais:
1. Quais as consequências que a falta de hormônio faz em nosso corpo...
http://controlandoamenopausa.blogspot.com/

2. Quando devo começar a me preocupar com a reposição hormonal? Será que é quando começa a aparecer os sintomas
...Conheça um pouco mais sobre isso.
http://drcaiojr.site.med.br/index.asp?PageName=Menopausa


3. Menopausa e Climatério como saber se já chegou a hora
... Tire suas dúvidas.
http://dracaio.site.med.br/index.asp?PageName=MENOPAUSA

Referências Bibliográficas:
Judith L. Turgeon,  Donald P. McDonnell ,  Kathryn A. Martin e Phyllis M. Wise; Departamento de Medicina Interna, Divisão de Clínica, Nutrição Endocrinologia e Medicina Vascular, Universidade da Califórnia-Davis, Davis, CA 95616, EUA. Departamento de, Fisiologia Neurobiologia e Comportamento, Divisão de Ciências Biológicas, Universidade da Califórnia-Davis, Davis, CA 95616, EUA; Departamento de Farmacologia e Biologia do Câncer, Centro Médico da Universidade Duke, em Durham, NC 27710, EUA.Escola Médica de Harvard, Unidade endócrino reprodutivo, Massachusetts General Hospital, Boston, MA 02114, EUA.Science magazine – vol 304 pag. 1269.



AUTORIZADO O USO DOS DIREITOS AUTORAIS COM CITAÇÃO 
DOS AUTORES PROSPECTIVOS E REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA.
  








Contato:
Fones: (11)5572-4848/ (11) 2371-3337/ ou 98197-4706 TIM
Rua: Estela, 515 – Bloco D -12ºandar - Conj 121/122
Paraiso - São Paulo - SP - Cep 04011-002
e-mails: vanderhaagen@gmail.com

Site Clinicas Caio
http://drcaiojr.site.med.br/
http://dracaio.site.med.br/

Site Van Der Haagen Brazil
www.vanderhaagenbrazil.com.br
www.clinicavanderhaagen.com.br

Google Maps:
http://maps.google.com.br/maps/place?cid=5099901339000351730&q=Van+Der+Haagen+Brasil&hl=pt&sll=-23.578256,-46.645653&sspn=0.005074,0.009645&ie=UTF8&ll=-23.575591,-46.650481&spn=0,0&t=h&z=17



Seguir no Google Buzz