A TENSÃO PRÉ MENSTRUAL PODE SER CONTROLADA

29 de março de 2011

ENDOCRINOLOGIA – NEUROENDOCRINOLOGIA: SINDROME DE CLIMATÉRIO, PERI-MENOPAUSA, MENOPAUSA;TERAPIA HORMONAL:

OS RESULTADOS DO ESTUDOS WOMEN'S HEALTH INITIATIVE, COMPLEXIDADE FISIOLÓGICA DESMENTE SIMPLICIDADE TERAPÊUTICA, EM TRABALHO CIENTÍFICO NÃO CLARO SOB O PONTO DE VISTA CIENTIFICO, PROVOCOU  CONFUSÃO ENTRE OS CLÍNICOS, PESQUISADORES E PÚBLICO LEIGO NO MEIO DO ESTUDO ANTECIPADO PARA FORNECER RESPOSTAS DEFINITIVAS SOBRE OS BENEFÍCIOS E RISCOS DA TERAPIA HORMONAL PÓS-MENOPAUSA,POIS AS SUBSTÂNCIAS SÃO EQUIVOCADAS PARA TAL REPOSIÇÃO.

Este equivoco com medicações inapropriada é muito comum no meio médico, este também é o motivo de muitos efeitos inadequados, que se fossem prescrito substancias corretas, semelhantes as produzidas pelo organismo feminino, grande parte desses problemas seriam evitados. A menopausa natural, ocorre aproximadamente em torno dos 50 anos, podendo ser precoce ou não. O estabelecimento desta disfunção ocorre em virtude dos resultados diminuídos dos hormônios ovarianos que são secretados normalmente em mulheres em sua fase reprodutiva, e tais diminuições das secreções hormonais tem frequentemente consequências; por exemplo, efeitos devido a deficiência de estrogênios, incluem sensações de calor intenso principalmente no tórax, mas de maneira geral no corpo, ressecamento de lubrificação vaginal, sintomas urinários podendo ter inclusive dor.

Em adição aos sintomas da pós menopausa, aumenta o risco de osteoporose devido a diminuição principalmente de receptores captadores de cálcio, e aparece o aumento do risco de apresentar doenças cardiovasculares como a doença cardíaca coronária em se comparando aos anos normais da produção dos hormônios ovarianos. Infelizmente não são apenas esses riscos que podem ocorrer, mas devemos acrescentar hemorragia espontânea, causando por insuficiência parcial ou total da produção de seus hormônios, provocando um quadro clínico agudo de dor de cabeça intensa, alteração visual e alterações eventualmente de consciência,podendo ocorrer demência com o passa dos anos. 
O mais importante de todos os problemas que acomete a menopausa, sem dúvida é a doença cardíaca coronariana  principal causa de óbito em mulheres na pós- menopausa. Estudos observacionais in vitro, usando marcadores de risco de doença cardíaca coronariana como intermediário entre não tratar e tratar, não deixa duvidas que a atitude mais coerente e esperada é a reposição hormônio TRH, que ao substituir os hormônios faltantes como o estrógeno  reduzem o risco de moléstia cardíaca coronariana em até 50 % e a sintomatologia decorrente desta disfunção , podem reduzir em mais de 80 % como fogachos , friachos, osteoporoses, depressão e desencadeamento de demência, conforme os mesmos estudos. Em vista de todos esse fatores, levando em consideração riscos e benefícios  não resta dúvidas que temos que tomar atitudes de conscientização da população e profissionais, para que dentro de critérios de bom senso, corrijam as deficiências hormonais através da reposição dos mesmos (TRH). Daremos sequência nas avaliações do artigo editado pela revista SCIENCE, VOL. 304 PAG. 1269 A 1273.Isto irá ocorrer por se tratar de assunto de extrema importância para o ser humano do sexo feminino. Acompanhe-nos nos outros blogs

Dr João Santos Caio Jr
Endocrinologista - Neuroendocrinologia
CRM:20611

Endocrinologia - Medicina Interna
CRM:28930

COMO SABER MAIS:
1. Quais as consequencias que a falta de hormônio faz em nosso corpo?
http://controlandoamenopausa.blogspot.com/

2. Quando devo começar a me preocupar com a reposição hormonal? Será que é quando começa a aparecer os sintomas ? Conheça um pouco mais sobre isso.
http://drcaiojr.site.med.br/index.asp?PageName=Menopausa

3. Menopausa e Climatério como saber se já chegou a hora? Tire suas dúvidas.
http://dracaio.site.med.br/index.asp?PageName=MENOPAUSA

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
1. Judith L. Turgeon
2. Donald P. McDonnell ,
3. Kathryn A. Martin e
4. Phyllis M. Wise
1. 1 Departamento de Medicina Interna, Divisão de Clínica, Nutrição Endocrinologia e Medicina Vascular, Universidade da Califórnia-Davis, Davis, CA 95616, EUA.
2. 2 Departamento de, Fisiologia Neurobiologia e Comportamento, Divisão de Ciências Biológicas, Universidade da Califórnia-Davis, Davis, CA 95616, EUA.
3. 3 Departamento de Farmacologia e Biologia do Câncer, Centro Médico da Universidade Duke, em Durham, NC 27710, EUA.
4. 4 Escola Médica de Harvard, Unidade endócrino reprodutivo, Massachusetts General Hospital, Boston, MA 02114, EUA.
* A quem correspondência deve ser endereçada., Science magazine – vol 304 pag. 1269.

  







Contato:
Fones: (11)5572-4848/ (11) 2371-3337/ ou 98197-4706 TIM
Rua: Estela, 515 – Bloco D -12ºandar - Conj 121/122
Paraiso - São Paulo - SP - Cep 04011-002
e-mails: vanderhaagen@gmail.com

Site Clinicas Caio
http://drcaiojr.site.med.br/
http://dracaio.site.med.br/

Site Van Der Haagen Brazil
www.vanderhaagenbrazil.com.br
www.clinicavanderhaagen.com.br



Seguir no Google Buzz